Acidente vascular cerebral (AVC) X Saúde bucal

Acidente vascular cerebral (AVC) X Saúde bucal Um acidente vascular cerebral ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro se rompe ou um coágulo sanguíneo impede que o oxigênio chegue ao cérebro.

Embora um acidente vascular cerebral possa ocorrer em pessoas de todas as idades, existem grupos específicos de pessoas com maior risco:

Pessoas com mais de 65 anos – o risco de acidente vascular cerebral aumenta com a idade.

Pessoas de pele negra têm o dobro do risco de acidente vascular cerebral do que os brancos e são o grupo com maior probabilidade de morrer de acidente vascular cerebral

Descobriu-se que aqueles que fazem escolhas de estilo de vida ruins, como sedentarismo, tabagismo, obesidade e as doenças que podem resultar deles (como pressão alta, colesterol alto e diabetes) causam acidente vascular cerebral.

Estudos recentes descobriram que pacientes que sofreram um AVC, geralmente tinham más práticas de higiene bucal e saúde bucal.

Infelizmente, a má saúde bucal geralmente resulta no desenvolvimento de doenças gengivais. A doença gengival pode ser evitada através da higiene bucal. Ela afeta milhões de pessoas ,sendo criada a partir do crescimento excessivo de bactérias na boca e caracterizada por gengivas vermelhas e inchadas que se afastaram do dente e sangram facilmente, a doença gengival tem vários estágios e muitas vezes pode ser retardada com o tratamento adequado.

Então, como o acidente vascular cerebral e a doença gengival estão conectados?

A principal ligação entre doença gengival e acidente vascular cerebral é a inflamação. A abundância de bactérias associadas à doença gengival é uma infecção da boca.

Infelizmente, essa infecção bacteriana pode entrar na corrente sanguínea, causando inflamação, tornando o sangue mais propenso a coagular, levando a um acidente vascular cerebral.

Pacientes que sofreram um AVC podem precisar de apoio para manter bons cuidados de saúde bucal, especialmente se tiverem limitações cognitivas ou físicas que os impeçam de lembrar de concluir ou executar as tarefas.

Tomar medidas preventivas contra a doença gengival com bons hábitos de higiene bucal, você também diminui o risco de derrame e várias outras doenças