Saúde Pública

Artigos e Informações

Cuidado com  os escorpiões!

Cuidado com os escorpiões!

Em épocas de chuva e calor, os escorpiões procuram locais secos para se abrigarem, aumentando o risco de acidentes domésticos, principalmente envolvendo idosos e crianças.

Para prevenir que esses acidentes ocorram, devemos ter alguns cuidados como:

- mantermos nosso quintal limpo, fecharmos corretamente o saco de lixo e evitarmos o acúmulo de entulhos onde possam se abrigar;

- DENUNCIE vizinhos que façam o descarte irregular do lixo/entulho acumulado;

- Mantermos os ralos e tanques tampados, sempre que possível;

- Camas e berços afastados das paredes;

- Olharmos sapatos e roupas antes de usarmos;

- Usarmos luvas e botas ao manusearmos materiais de construção;

- Dedetizarmos nossa casa para eliminar as baratas, que são as principais fontes de alimentos dos escorpiões.

Em caso de picada, que ocorre quando o animal se sente ameaçado ao entrar acidentalmente em contato com alguma pessoa, limpe o local com água e sabão, compressa de água morna pode aliviar a dor e procure imediatamente um hospital próximo.

Se possível, leve o animal ou uma foto para a identificação da espécie.

Os sintomas e sinais mais comuns são: dor imediata, vermelhidão e inchaço leve. Em casos mais graves ,pode haver enjoos, sudorese, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares ,queda de pressão e levar a óbito em horas, caso não haja socorro imediato.

Entre os animais peçonhentos ,este é o que causa mais acidentes no Brasil, com predominância do escorpião amarelo.

 

Com informações do Hospital Israelita Albert Einstein e Ministério da Saúde.

Todos Contra a Dengue!

Todos Contra a Dengue!

Como é a forma grave da doença?

Os primeiros sintomas são os mesmos da forma clássica, mas ela evolui para uma forma crítica após cerca de três dias.

Pessoas com comorbidade ou que contraíram a dengue mais de uma vez são mais suscetíveis.

Principais sinais e sintomas da dengue grave:

  • Dor abdominal intensa e contínua
  • Vômitos persistentes
  • Letargia  e irritabilidade
  • Dificuldade de respirar
  • Aumento  do tamanho do fígado
  • Hipotensão postural
  • Sangramento de mucosas ,como gengivas e nariz
  • Sangue nas fezes

Procura imediatamente um serviço de urgência ou sua unidade de saúde em caso de algum desses sinais e evite a automedicação!

Com informações: Ministério da Saúde

 

 

Beba água!

Beba água!

Junho Violeta -Mês da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Junho Violeta -Mês da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Diante do grande número de violência contra idosos ,que geralmente é praticada por pessoas próximas, como familiares e cuidadores, esse mês foi escolhido para alertar a sociedade, pois a violência não se resume apenas na violência física, mas também psicológica, sexual, abuso financeiro, patrimonial ,negligência e abandono. Muitas vezes ,o idoso não percebe ou não sabe que aquilo é violência e quando sabe, tem medo de denunciar por ser dependente.

Pelo menos 15,7% da população idosa ,está submetida a algum tipo de violência, segundo a OMS.

É preciso que o idoso denuncie e procure ajuda ,assim como a população ,caso suspeite ou tenha conhecimento de idoso sofrendo algum tipo de violência.

Canais de denúncia: Disque 100(canal de denúncia) ,190(polícia) ou vá até a delegacia mais próxima.

ALEITAMENTO MATERNO

ALEITAMENTO MATERNO



 

Benefícios da amamentação para a criança:

✔️Contribui com a saúde física e emocional dos bebe

✔️Fortalece o vínculo afetivo, trazendo maior sensação de segurança e conforto ao bebê.

✔️O ato da sucção contribui para o desenvolvimento muscular e esquelético facial da criança, ajudando no bom desenvolvimento da fala, respiração e deglutição.

✔️Ajuda a prevenir alergias

✔️Reduz o risco de pneumonia

✔️Melhora a imunidade protegendo contra doenças

✔️Melhora o sistema digestivo e neurológico 🌷

Também traz diversos benefícios às mamães como: diminuição da chance de desenvolver câncer de mama ou útero, redução do estresse, diminuição das chances de hemorragia pós-parto e promove contração do útero, colaborando para que volte ao normal mais rapidamente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que amamente até dois anos ou mais, sem a necessidade de introdução de outro tipo de leite,sendo exclusiva até os 6 meses de idade . Existem aquelas situações que impedem ou dificultam esse processo, como depressão pós-parto, parto prematuro, uso de medicações que contra indicam a amamentação e mães infectadas pelo HIV ou pelo HTLV1 e HTLV2 (vírus da leucemia humana T-cell). O importante é tentar e saber que estamos dando o nosso melhor como mãe.

Amamentar é um ato de amor!

Dra.Renata N.Rizek Cirurgiã Dentista CRO/SP62.237

31/05-Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco

31/05-Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco

Essa data tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os perigos do tabagismo para a saúde e encorajar tabagistas a eliminarem o vício.

De acordo com estudos recentes da OMS, morrem todos os anos aproximadamente 5,4 milhões de pessoas por doenças relacionadas ao tabagismo.

Além do câncer de pulmão e garganta(os mais comuns), o tabaco ainda pode causar outras consequências desagradáveis como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias, redução da expectativa de vida, entre outros efeitos danosos.

SE você tem dificuldade de parar de fumar, procure ajuda médica ou psicológica.

O importante é dar o primeiro passo.

Vocês sabem o que são arboviroses?

Vocês sabem o que são arboviroses?

A melhor forma de combater as arboviroses é impedir o nascimento do mosquito, eliminando seu criadouro,que são locais onde há um acúmulo de água parada,mesmo que em pequena quantidade.

É importante estar alerta ao aparecimento dos sintomas da dengue, chikungunya e Zika.

São sinais de alerta:

✔️Febre alta e/ou persistente

✔️Dores musculares e nas articulações

✔️Manchas vermelhas (exantema)

✔️Dor de cabeça ou atrás dos olhos

✔️Diarreia e/ou dor forte na barriga

✔️Pressão baixa

✔️Náusea e vômitos frequentes

✔️Agitação ou sonolência

✔️Sangramento espontâneo

✔️Diminuição da urina

✔️Extremidades frias

Em caso de sintomas,procure a unidade de saúde do seu bairro e evite tomar remédios por conta própria!

🔴População Vulnerável(mais suscetíveis às complicações)

-Pessoas com doenças crônicas

-gestantes

-crianças menores de 2 anos

-idosos acima de 65 anos

 

Fonte : Ministério da Saúde

Todos Contra a Dengue! Evite a automedicação!

Todos Contra a Dengue! Evite a automedicação!

Evite a automedicação e busque informações seguras contra a doença.

O Ministério da Saúde alerta para o risco de tratamentos caseiros ou uso de medicamentos sem orientação de um profissional da saúde.

A automedicação pode causar reações graves, hemorragias ,e inclusive se a Dengue ou Chicungunya não forem tratados adequadamente podem elevar o paciente a óbito.

Procure uma unidade de saúde ,assim que aparecem os primeiros sintomas, entre eles, a febre.

Os anti-inflamatórios como o AAS(Ácido Acetil Salicílico),aumentam o risco de sangramento ,dificultando a coagulação do sangue e podendo agravar muito a doença.

 

Os perigos da automedicação

Os perigos da automedicação

Nosso corpo tem nossos próprios soldados que são os anticorpos (células de defesa) para combater agentes estranhos em nosso organismo.

Além disso, temos um aglomerado de bactérias e fungos que fazem parte da nossa flora normal, e quando há um desequilíbrio, surgem as doenças oportunistas, que devem ser tratadas com uso de medicamentos algumas vezes.

Esses medicamentos podem ser de uso curativo ou paliativo, como em caso de vírus, que tem seu período de incubação e manifestação dos sinais e sintomas da doença, onde a medicação serve apenas para minimizar o quadro.

Ao longo dos anos, surgiram novas medicações, principalmente antibióticos, pois quando se usa muito, certo tipo de medicação, o microrganismo se modifica para sua defesa e sobrevivência ficando resistente. Pessoas que tem costume de tomar medicação, muitas vezes sem necessidade, na dosagem errada ou sem prescrição médica/odontológica, podem alterar sua flora natural e desenvolver outros tipos de doença, como por exemplo, pessoas que tomam excesso de antibiótico para combater bactérias e acabam “ganhando” uma infecção por fungos (candidíase é a mais comum), pois como disse, nosso organismo vive em constante equilíbrio e quando eliminamos mais do que o necessário um tipo, o outro se prolifera e pode causar doenças oportunistas.

Há casos de pessoas que se automedicam com tanta frequência que vivem doentes, desenvolvendo até mesmo pneumonias constantes, já que o desequilíbrio favorece o surgimento de microrganismos mais resistentes.

O correto é evitarmos ao máximo qualquer tipo de medicação para que o nosso corpo possa aprender a trabalhar sozinho com nossos próprios “escudeiros” e cuidarmos da nossa imunidade com o básico, que é a alimentação rica em nutrientes e prática de atividades físicas, ou seja, ter uma boa qualidade de vida, o que ajudará a diminuição do stress que também é um fator causador de desordens sistêmicas.

Quanto maior o grupo de pessoas tomando determinado antibiótico, maior será a resistência ao longo do tempo e a necessidade de produzir uma nova medicação. Não somente os antibióticos, mas analgésicos e principalmente anti-inflamatórios em longo prazo, podem causar danos ao nosso organismo, diminuindo nossas células de defesa (imunidade), acarretando problemas gastrointestinais e renais, o que é frequente, alteração na pressão, hemorragias, demora na cicatrização, entre outros. Uma medicação deve ser usada somente quando indicada, e nos horários e dias corretos para garantir o efeito desejado.

Image

Localização

Paraguaçu Paulista - SP

Ligue Agora

Support

Precisa de Ajuda?
Whatsapp