Saúde Bucal

Artigos e Informações

04/06-Dia Nacional sobre a Conscientização da Fissura Labiopalatal

04/06-Dia Nacional sobre a Conscientização da Fissura Labiopalatal

A fissura palatina, também conhecida como lábio leporino, é uma má formação congênita que pode prejudicar a amamentação, alimentação e causar distúrbios emocionais por razões estéticas.

É uma abertura no lábio ou palato(céu da boca),podendo ser completa: lábio ,palato e nariz. Ocorre devido ao desenvolvimento incompleto do bebê dentro do útero. Afeta uma criança ,a cada 650 nascidas no Brasil.

As causa da anomalia ainda são desconhecidas, mas já se sabe que determinados fatores de risco podem estar envolvidos como: deficiência nutricional, exposição a radiação, álcool, medicamentos, cigarros, fator hereditário e doenças maternas durante a gestação.

Algumas pesquisas trazem evidências de que o consumo de ácido fólico suplementar pode reduzir o risco das fissuras.

O tratamento é cirúrgico e em longo prazo ,através de equipe multidisciplinar como :dentista, médico, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo.

Casos Clínicos -Dentes supranumerários

Casos Clínicos -Dentes supranumerários

supranumerários da arcada inferior removidos

Fig. 1 supranumerários entre 12 e 13,34 e 35,44 e 45 Fig.2 Supranumerário ou quarto molar

Casos Clínicos odontomas

Casos Clínicos odontomas

Odontoma em criança de 9 anos impedindo a erupção do dente 44. Foi removido o dente de leite e o odontoma composto.

Mucocele em lábio

Casos Clínicos - Mucocele

remoção de mucocele em lábio inferior 

Gestante x Dentista

Gestante x Dentista

Casos Clínicos - Supranumerários

Casos Clínicos - Supranumerários

Remoção de dentes supranumerários com acesso por palatina ,na região de incisivos centrais e laterais em adolescente de 14 anos.

Casos Clínicos

Casos Clínicos

Dente supranumerário impedindo a erupção do incisivo central. Foi removido ele e o dente decíduo, aguardando a extrusão do permanente e posterior tracionamento.

Dentes de Hutchinson

Dentes de Hutchinson

A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela ação de uma bactéria que recebe o nome de Treponema Pallidum.

A sífilis congênita é a forma da sífilis que passa da mãe para o filho ainda durante a gestação. Dessa maneira, a bactéria causadora da doença pode ser transmitida pela placenta ou durante o parto. O bebê pode passar por dificuldades, como parto prematuro, má formação fetal, problemas neurológicos, entre outros.

Os dentes da sífilis, também chamados de Hutchinson, é uma consequência da sífilis congênita, que provoca alterações no formato e tamanho dos dentes. Eles receberam esse nome por terem sido descritos a primeira vez pelo médico inglês Jonathan Hutchinson (1829-1913).

Embora bebês recém-nascidos possam não mostrar sinais de exposição à sífilis no início, os sintomas tendem a se desenvolver à medida que crescem.

As crianças afetadas podem experimentar a tríade de Hutchinson, que inclui: Problemas de ouvido interno (doença labiríntica) que pode causar surdez. Problemas de olho (ceratite intersticial) que envolvem inflamação da córnea. Anormalidades nos dentes (Dentes de Hutchinson). Você pode não notar os dentes de Hutchinson até que seu filho esteja perto de 5 anos, quando os dentes permanentes começam a aparecer.

Normalmente, eles não se desenvolvem na dentição decídua, ou seja, não se manifestam nos dentes de leite da criança, aparecendo apenas com a formação da arcada permanente. Isso significa que sua formação ocorre entre os 6 ou 7 anos de idade. Na maioria dos casos, os dentes afetados são os incisivos centrais (dentes anteriores) e os molares (dentes posteriores). Os incisivos se desenvolvem em formato que lembra uma chave de fenda. Os dentes molares também podem apresentar um formato diferenciado, contando com um formato que lembra uma amora, com várias protuberâncias irregulares.

Além disso, outra característica dos dentes de Hutchinson é o maior espaçamento entre os dentes e a presença de sulcos em seu interior.

O tratamento odontológico é geralmente voltado para a estética, através de restaurações e da prevenção, com boa higienização para evitar retenção de placa bacteriana e cáries. Exames complementares como de sangue, podem confirmar o diagnóstico. E em caso positivo, a criança deve ser levada ao pediatra para tratamento adequado.

Casos Clínicos - Cálculo Salivar

Casos Clínicos - Cálculo Salivar

Remoção de cálculo salivar proveniente do ducto da glândula sublingual.

Remoção de canino incluso

Casos Clínicos

Tomografia e remoção de canino (23) incluso com acesso por palatina

Displasias Fibro -Ósseas

Displasias Fibro -Ósseas

Displasias Fibro -Ósseas são lesões ósseas pouco comuns , geralmente descobertas através de achados radiográficos.

Tem maior predileção em mulheres de meia idade e sua causa não é definida, podendo estar associada a traumas como próteses e extrações.

É uma lesão benigna de prognóstico favorável.

Na maior parte dos casos, assintomáticos,deve ter apenas acompanhamento radiográfico e casos sintomáticos onde há deformidades, exposição ao meio bucal ou infecções,deve ser removida cirurgicamente, podendo ser feita biópsia para confirmar o diagnóstico. 

Casos Clínicos -Cisto ósseo traumático

Casos Clínicos -Cisto ósseo traumático

Fiz enucleação de cisto mandibular. Foi feita biópsia por punção e incisional de tecido com diagnóstico de cisto ósseo traumático hemorrágico.

Casos Clínicos  - odontomas

Casos Clínicos - odontomas

Cirurgia de remoção de odontoma em criança entre os dentes 32 e 33 com acesso por lingual.

Mesiodens

Mesiodens

MESIODENS é um dente supranumerário, localizado entre os incisivos centrais superiores e sua forma mais comum é a conóide.

A prevalência é maior no gênero masculino e nas dentições mistas e/ou permanentes. Podemos detectá-lo através de exame clínico, quando já está em irrompido, ou radiográfico, quando está intraósseo.

Caso não seja removido, este dente pode trazer alguns problemas para o paciente como reabsorção radicular do dente vizinho, "mordida errada", formação de cistos, retenção prolongada do dente permanente, diastema( espaço entre os incisivos),entre outros ,deixando clara a importância de um diagnóstico precoce e tratamento adequado.

 

Quando devo levar meu filho ao dentista?

Quando devo levar meu filho ao dentista?

Você pode levar seu filho desde o nascimento para orientações sobre higiene bucal, aleitamento materno, alimentação saudável e hábitos de sucção não nutritivos como uso de dedo ou chupeta.

Após a erupção dos primeiros dentinhos, o ideal é a cada 6 meses para que a criança se acostume com o dentista, além da prevenção de doenças bucais.

O importante é que a criança tenha um bom acompanhamento odontológico para que desenvolva uma boa dentição e evite que problemas bucais afetem não só sua saúde, mas também sua auto estima e qualidade de vida.

Mucocele ou Cisto de Retenção

Mucocele ou Cisto de Retenção

A MUCOCELE, também chamada de cisto de retenção, é uma lesão muito comum que pode ocorrer em qualquer região da mucosa oral, sendo mais comum no lábio inferior. Ela é formada pelo acúmulo de líquido salivar causado por um rompimento ou obstrução de glândula salivar, que por sua vez, ocorre por algum trauma ou sucção do lábio.

É uma lesão benigna, indolor, de formato arredondado e que quando superficial, pode se romper e regredir sozinha.

Quando é maior e não regride, o tratamento é cirúrgico, onde a lesão é removida com margem de segurança, ou seja, remove-se toda a glândula afetada para minimizar o risco de recidiva. Esse procedimento é seguro e feito com anestesia local.

Dra.Renata N.Rizek

Cirurgiã Dentista

CRO/SP62.237

Casos Clínicos - Odontoma Composto

Casos Clínicos - Odontoma Composto

Odontoma impedindo a erupção do canino inferior .Foram removidos e feito o tracionamento ortodôntico do canino.

"Doenças do Beijo"

"Doenças do Beijo"

Image

Localização

Paraguaçu Paulista - SP

Ligue Agora

Support

Precisa de Ajuda?
Whatsapp