Freio Lingual Curto

Freio Lingual Curto

O freio é uma membrana mucosa, uma prega, que fica na região abaixo da língua e serve basicamente como apoio da língua, auxiliando nos movimentos para sucção, fala, deglutição e mastigação. Lembrando que temos freios ou pregas em outras regiões da boca.

A anquiloglossia, ou freio da língua curto, ou ainda, a “língua presa”, é uma condição na qual essa pequena estrutura de ligamento restringe os movimentos da língua, prejudicando a fala, a mastigação e até mesmo a amamentação.

Geralmente, a pessoa não consegue colocar a língua no “céu da boca” e quando coloca para fora, a língua fica em formato de coração.

Normalmente, o freio curto é detectado no nascimento, onde o pediatra faz uma pequena incisão para soltá-lo, sendo um procedimento simples e sem sangramento.

Quando não é diagnosticado no início, ele pode se tornar mais espesso com o passar do tempo, sendo percebido somente quando começa a prejudicar a fala da criança e os pais levam no fonoaudiólogo.

Neste caso, se torna necessária uma intervenção cirúrgica por parte de um dentista ou médico especialista. Em caso de dúvidas, procure um profissional de sua confiança.