Geralmente, portadores do TEA(Transtorno do Espectro Autista) são muito sensíveis a estímulos externos ,como barulhos e comportamentos inesperados ou desconhecidos, se tornando mais difícil o tratamento odontológico e havendo necessidade, muitas vezes ,do paciente ir várias vezes no consultório para aceitar e acostumar com o ambiente e com o profissional .
Muitos pais têm dificuldade de realizar a higiene bucal, devido a tantos outros cuidados que a criança demanda ,e acabam indo somente quando há problemas bucais já instalados como gengivites, cáries, má oclusão ,bruxismo, que é o ranger dos dentes causando desgastes nos mesmos, entre outros.
Por isso é importante a conscientização dos pais para levarem desde cedo seus filhos ao dentista, e da equipe, que deve ser multidisciplinar.
O dentista deverá ter conhecimento de todo o histórico de saúde física e mental do seu paciente, bem como medicações prescritas ,para que possa construir uma relação de maior qualidade, confiança e segurança durante o tratamento.